quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Os benefícios da atividade aeróbica

Que as atividades físicas oferecem uma série de benefícios, e a falta delas nos prejudica, quase ninguém duvida. Só que a questão é parecida com alguns outros hábitos nocivos, tal como fumar: a gente sabe que faz mal, mas não para. Com as atividades é a mesma coisa, a gente sabe o bem que faz, mas não costuma não fazer nada.




Eu sempre fui bastante ativa quando adolescente, participava de várias atividades, estava sempre em movimento. Mas logo me casei, vieram os filhos, as responsabilidade de uma mãe-dona-de-casa, e eu mesma acabei ficando em segundo plano. Tenho tentado mudar isso nos últimos anos.

Minha rotina é meio maluca, tenho vários compromissos, que geralmente começam antes das 7h30 da manhã e, em alguns dias, chegam quase às 23h00. Encaixar uma atividade física nesse meio tempo não é uma tarefa fácil. Mas estou tentando, embora o tempo chuvoso das últimas semanas não esteja colaborando, pois eu elegi a caminhada como atividade principal e ela é feita em local aberto e, o pior, com chão de terra. A esta altura das chuvas, está praticamente uma pista de rally.

Pra quem ainda não se antenou com tudo de bom que uma atividade, principalmente aeróbica, pode trazer, aqui vão algumas:
  • É uma excelente forma de queimar excesso de gordura corporal, principalmente quando praticada dentro da frequência cardíaca apropriada, por mais de 30 minutos, e de 3 a 5 vezes por semana.
  • Diminui e controla os níveis de colesterol.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Previne várias doenças, tais como pressão alta e diabetes.
  • Ajuda no tratamento de depressão.
  • Melhora a auto-estima e colabora para a saúde mental.
  • Melhora o sistema imunológico.
Como podemos ver, temos motivos de sobra para nos mexer. Eu, depois que comecei a fazer caminhadas regulares, a uma intensidade de média a alta, notei várias mudanças em mim: a qualidade do meu sono melhorou, meu humor idem, me sinto mais estimulada a ter outros hábitos saudáveis (tal como me alimentar melhor), ajudou a controlar minhas dores de cabeça e também resolve o meu problema de dor e retesamento na musculatura dos ombros, lugar onde acumulo todas as tensões do dia-a-dia.

Agora só falta São Pedro colaborar e deixar a minha pista de secar por alguns dias, assim volto a fazer minhas caminhadas. As pessoas que convivem comigo agradecem. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário